Com 53,4% das intenções de voto, Helinho Zanatta confirma favoritismo em Piracicaba, mostra pesquisa VOX/VTV/SBT

Com 53,4% das intenções de voto, Helinho Zanatta confirma favoritismo em Piracicaba, mostra pesquisa VOX/VTV/SBT

Pesquisa Vox, divulgada nesta sexta-feira, 25, pela VTV/SBT, confirmou o favoritismo do candidato Helinho Zanatta na disputa pela Prefeitura de Piracicaba. Ele cresceu desde a última pesquisa (52,3%), publicada no dia 17 de outubro, e agora aparece com 53,4% dos votos válidos. Helinho Zanatta está mais de seis pontos à frente do seu adversário, Barjas Negri, do PSDB.

Nesse intervalo de oito dias, Barjas caiu de 47,7% para 46,6%. A pesquisa eleitoral está registrada na Justiça Eleitoral e foi divulgada nesta sexta-feira, dia 25, pela VTV/SBT em parceria com o Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas.

Na pesquisa estimulada, quando são considerados os votos brancos, nulos e indecisos, Zanatta aparece com 50,3% e Barjas com 43,9%. Brancos, nulos e indecisos somam 5,8%. Para assumir a liderança, Helinho Zanatta cresceu mais de 26 pontos em relação à votação de primeiro turno, saltando de 26,59% para 53,4%.

O crescimento de Helinho se deve a vários fatores. Na quarta-feira, a quatro dias da eleição, ele recebeu o apoio do governador Tarcísio de Freitas, que veio a Piracicaba para uma caminhada e comício com Helinho Zanatta. Tarcísio disse que as portas do governo de São Paulo estarão “escancaradas” para a parceria com Helinho. Ele também recebeu o apoio do deputado Alex Madureira, do PL, que foi às redes anunciar que quem votou no 22 agora vota no 55.

Helinho Zanatta também consolidou o apoio da maioria dos vereadores, o que facilita a aprovação dos projetos na Câmara Municipal. O candidato da coligação Desenrola Piracicaba mostrou na campanha que tem experiência para resolver os problemas da nossa cidade, especialmente a fila da saúde e a falta de água. Sua boa gestão em São Pedro, onde foi considerado por três vezes o melhor prefeito do Brasil, transmitiu confiança aos eleitores. Outro fator a ser levado em conta nesse resultado é o desgaste de Barjas Negri. Ele já foi prefeito três vezes, seu grupo dá as cartas na Prefeitura há 20 anos, e hoje sofre com a rejeição aos vários casos de denúncias que terminaram na Justiça.

“O resultado da pesquisa me deixa muito contente e grato porque mostra que a população está vendo quem tem experiência e sabe fazer a gestão certa para desenrolar os problemas da cidade”, disse Zanatta. “Meu adversário já teve três chances como prefeito e não resolveu os problemas de Piracicaba”, disse Helinho. “Ao contrário, ele é responsável por um dos maiores problemas, que é a falta d’água, devido ao contrato de terceirização do esgoto, que ele assinou”. Favorito na pesquisa Vox, Helinho pediu que os eleitores confirmem no domingo esta oportunidade de mudar Piracicaba. “Quero uma Piracicaba muito melhor no futuro, uma cidade pujante, livre e forte, como nossa gente merece”.

A pesquisa foi realizada com 604 pessoas entre 22 e 23 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP- 07313/2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,99 pontos percentuais para mais ou para menos.